No mês de outubro, comemoramos muitas datas ligadas a saúde e aos profissionais da área que trabalham obstinadamente em prol da VIDA. Celebramos datas criadas para incentivar cuidados e tratamentos e lembrar da importância da saúde mental e física.
O outubro rosa, por exemplo é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, conhecido por todos.
Dentre os dias deste mês celebramos já no dia 1° o Dia Nacional do Idoso, dia 3 o Dia Mundial do Dentista, dia 10 o Dia Mundial da Saúde Mental, dia 11 o Dia do Deficiente Físico, dia 13 é o Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta, dia 25 é o Dia do Cirurgião Dentista, dia 27 é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, além de muitas outras.
Mas, com total certeza, o dia mais lembrado e falado por todos é o dia 18 de outubro, DIA DO MÉDICO, profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população desde a alegria do nascimento de uma vida, até a tristeza do óbito, responsável por descobrir doenças, fornecer suporte, buscar a cura e se isso não for possível dar conforto, aquele que nos acompanha durante toda a vida e durante uma das maiores crises sanitárias da história recente, deixou de lado aqueles a quem amava para cuidar dos pais, filhos, mães e irmãos de outras famílias.
O Dia do Médico, no BRASIL e em outros países de influência cristã, é comemorado em 18 de outubro, já que a data homenageia São Lucas, médico e um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, considerado o patrono e protetor dos médicos desde o século XV, a quem muitas orações de cura e pedido de proteção são dirigidas.
Nestes últimos dois anos entendemos, frente milhares de mortes no país e no mundo, que a nossa maior riqueza é a saúde e o ofício dos médicos e profissionais da área da passou a ser ainda mais determinante, sendo difícil expressar o sentimento de gratidão a todos os profissionais, que se dedicam a cuidar das pessoas, mantendo seu estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à cada uma mais qualidade de vida e dignidade.
Médicos, não são super-heróis, mas carregaram consigo uma aura de anjos da guarda de seus pacientes, pois como já dizia o médico canadense Willian Osler (1849 – 1919) “O bom médico trata as doenças, mas o grande médico trata o paciente”.
Advogados e médicos devem, no exercício profissional, promover a prática da ética, ao mesmo tempo em que buscam a cura e a defesa dos direitos dos cidadãos, com a valorização das relações sociais e o atendimento humanizado e de boa qualidade. A Medicina nunca esteve tão preparada para eliminar sofrimentos e salvar vidas.
É necessário reconhecer, valorizar e estimular o trabalho de cada um dos profissionais da saúde, que mesmo lidando com a vulnerabilidade, doença, tristeza, angustias, alegrias e descobertas permanecem HUMANOS e este pequeno artigo e sincero agradecimento aos profissionais da Saúde é necessário e muito importante por todo seu empenho e dedicação, pela sua coragem e desprendimento, pela solidariedade e por tudo mais somos eternamente gratos! OBRIGADA.
0 comentários